Cabo Verde passa a contar com uma bolsa de formadores nacionais no domínio do tráfico de pessoas, contrabando de migrantes e cooperação judiciária internacional

FORMADORESTerminou, ontem, 03 de março, uma semana intensa de formação de formadores sobre Princípios e Metodologias de Ensino de Adultos e Cooperação Judiciária Internacional em Matéria Penal, com especial enfoque nos crimes de tráfico de pessoas e contrabando de migrantes, dirigida a magistrados do Ministério Público e Judiciais e Órgãos de Policia Criminal (OPC's) de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

De acordo com uma das participantes da formação, a Procuradora da República, Dra. Elisa Mendes, o balanço da mesma é “extremamente positivo”, uma vez que, segundo afiançou, permitiu criar uma bolsa de formadores nacionais sobre a matéria, que para além de replicar o conteúdo aos seus pares, o colocará em prática no âmbito das investigações dessa criminalidade que têm em mãos.

“A partir de hoje teremos uma bolsa de formadores nacionais que, conhecendo as técnicas de ensino para adultos, estarão em condições de transmitir o aprendizado aos seus pares. O combate ao tráfico de pessoas e ao contrabando de migrantes exige respostas concertadas dos Estados, razão pela qual foi muito benéfica a sua abordagem em paralelo com o da cooperação judiciária internacional”, disse a magistrada.

Recorde-se que a referida formação resulta de uma parceria estabelecida entre o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (ONUDC), a Rede de Autoridades Centrais e Procuradores da África Ocidental (WACAP) e a Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ).

 

GALERIA DE FOTOS