Em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade, visando assegurar a prestação de esclarecimento público e o dever de informação, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:
- A Procuradoria-Geral da República torna público que, no dia 06 de fevereiro de 2026, na cidade de Santa Maria, ilha do Sal, foram detidos, fora de flagrante delito, pela Polícia Nacional, dois indivíduos do sexo masculino, na sequência do cumprimento de mandados de detenção fora do flagrante delito, emitidos pela Procuradoria da República da Comarca do Sal.
- Os referidos indivíduos encontram-se fortemente indiciados da prática, em coautoria, de 𝟭 (𝘂𝗺) 𝗰𝗿𝗶𝗺𝗲 𝗱𝗲 𝗛𝗼𝗺𝗶𝗰𝗶́𝗱𝗶𝗼, 𝗻𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝘁𝗲𝗻𝘁𝗮𝗱𝗮, previsto e punido pela legislação penal nacional.
- Após a detenção, os indivíduos foram constituídos arguidos e apresentados ao Ministério Público dentro do prazo legal, tendo sido posteriormente submetidos a primeiro interrogatório judicial de arguido detido.
- Os arguidos correspondem aos indivíduos que surgem num vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, no qual é possível visualizar agressões com recurso a arma branca contra um outro indivíduo, ocorridas no interior de um estabelecimento comercial, vulgarmente conhecido como loja chinesa, na cidade de Santa Maria.
- Na sequência do referido interrogatório, o Tribunal competente aplicou aos arguidos a medida de coação pessoal de 𝗽𝗿𝗶𝘀𝗮̃𝗼 𝗽𝗿𝗲𝘃𝗲𝗻𝘁𝗶𝘃𝗮, por se mostrarem verificados os respetivos pressupostos legais.
- O referido processo que continua em investigação, permanece em segredo de justiça.
Praia, 7 de fevereiro de 2026
A Procuradoria-Geral da República
