Em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade, visando assegurar a prestação de esclarecimento público e o dever de informação, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:
- No dia 17 de outubro de 2025, à noite, na localidade de Vila Nova, São Vicente, ocorreu a morte de um indivíduo, natural da ilha de Santo Antão, de 20 anos de idade, na sequência de uma agressão com arma branca (faca), desferida na região do peito.
- Em causa estão factos suscetíveis de integrarem, por ora, a prática de 1(um) crime de homicídio simples e 1 (um) crime de armas, todos previstos e punidos pela legislação penal nacional.
- O ato foi perpetrado por um indivíduo do sexo masculino, de 26 anos de idade, natural da ilha de Santo Antão e residente em Monte Sossego, que exerce a função de segurança.
- O suspeito foi detido no dia 18 de outubro de 2025, pela Polícia Judiciária, fora de flagrante delito, em cumprimento de mandado emitido pelo Ministério Público.
- Após ser presente ao Tribunal para legalização da detenção, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva, conforme promoção do Ministério Público.
- O referido processo que continua em investigação, permanece em segredo de justiça.
Praia, 20 de outubro de 2025
A Procuradoria-Geral da República