Em decorrência dos princípios da transparência e da prestação de informação pública, e em sequência das notícias divulgadas pela comunicação social e pelas redes sociais, o Ministério Público informa o seguinte:
- No dia 05 de outubro de 2025, na localidade de Palmeira, ilha do Sal, foi encontrado por alguns pescadores, junto ao pesqueiro de Morro Leste, um cadáver de um indivíduo do sexo masculino no mar.
- O corpo apresentava vestígios de múltiplas lacerações e lesões de natureza perfurocortante e perfurocontusa nas regiões facial, cervical e do crânio.
- Em causa estão factos suscetíveis de integrarem, por ora, a prática de 1 (um) crime de homicídio simples e 1 (um) crime de atentado contra a integridade de cadáver, todos previstos e punidos pelo código penal nacional.
- Na sequência das diligências de investigação levadas a cabo, foi detido e constituído arguido um cidadão de nacionalidade cabo-verdiana, de 38 anos de idade, o qual foi apresentado ao Ministério Público dentro do prazo legal.
- Submetido a primeiro interrogatório judicial de arguido detido, foi-lhe aplicada a medida de coação pessoal de prisão preventiva.
- O processo que continua em investigação, permanece em segredo de justiça.
Praia, 7 de outubro de 2025
A Procuradoria-Geral da República