O Procurador-Geral da República, Dr. Luís Landim, participou de 26 e 27 de junho de 2025, em Luanda, numa conferência sobre cibercrime – Prevenção, Inovação e Cooperação, organizada pela Procuradoria-Geral da República de Angola, em parceria com a Universidade Católica de Angola. Este evento, integrado no programa de comemoração dos 50 anos da Independência, pretendeu propiciar discussão sobre temas como os do quadro normativo internacional de combate ao cibercrime, a utilização de inteligência artificial para a prática de crimes, os desafios da obtenção da prova eletrónica e as formas modernas de obtenção de prova no estrangeiro.
O primeiro painel debruçou sobre “O uso das tecnologias Disruptivas para a Prática do Cibercrime - Inteligência Artificial, Blockchain e mercados financeiros”, o segundo abordou “Os desafios na recolha da Prova eletrónica – Legislação, Expertise, Técnicas e Ferramentas”, o terceiro, “Instrumentos Regionais e Internacionais no Combate ao cibercrime - Convenção de Malabo, Convenção de Budapeste e Convenção das Nações Unidas contra o Cibercrime” e o quarto e último teve como tópico, “Espaço digital, segurança colectiva e ordem social” que contou com a moderação do Procurador-Geral da República de Cabo Verde.
Participaram no evento representantes dos Ministérios Públicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.