Procuradoria da República da Comarca dos Mosteiros ordenou a detenção fora de flagrante delito de nove cidadãos cabo-verdianos

A Procuradoria da República da Comarca dos Mosteiros, informa que no âmbito da investigação de oito (08) autos em instrução,   ordenou a detenção fora de flagrante delito, de nove cidadãos cabo-verdianos, todos do sexo masculino, naturais da ilha do Fogo, residentes em diversas localidades da referida ilha, com idades compreendidas entre 18 a 66 anos.

As detenções  foram motivadas, por os  arguidos estarem indiciados de factos suscetíveis de integrarem, em abstrato, vários crimes de VBG agravado, maus tratos a ascendentes e agressão sexual de criança com penetração agravada e continuada.

Efetivadas as detenções, os referidos arguidos foram submetidos ao primeiro interrogatório judicial e foram aplicados aos mesmos as medidas de coação de:

  1. Prisão preventiva a 3 (três) arguidos, indiciados da prática de crimes de agressão sexual de criança com penetração agravada e continuada.
  1. Proibição de contato por qualquer meio ou forma com a ofendida e apresentação periódica às autoridades- a 4 (quatro) arguidos, indiciados da prática de um crime de VBG agravado.
  1. Proibição de contato por qualquer meio ou forma com a ofendida e apresentação periódica às autoridades – a 1 (um) arguido, indiciado da prática de um crime de VBG agravado e um crime de maus tratos a ascendentes
  1. Apresentação periódica às autoridades a 1 (um) arguido, indiciado da prática de um crime de VBG.

 

13 de fevereiro de 2025

Procuradoria-Geral da República