
Dr. Luís Landim enalteceu e agradeceu a visita da referida delegação, chefiada pela Presidente do AUABC, integrada por mais elementos de diferentes países. A visita ao país tem como objetivo sensibilizar as autoridades competentes e autoridades relevantes, no sentido de Cabo Verde assinar e ratificar a Convenção da União Africana sobre a Prevenção e o Combate à Corrupção.
Na sua intervenção, o Procurador-Geral da República apresentou a estrutura e o funcionamento da Procuradoria-Geral da República e do Ministério Público e realçou as competências deste órgão judiciário, no que se refere à luta contra a corrupção.
De igual modo o Procurador-Geral da República referiu que, apesar da posição de Cabo Verde no ranking africano e mundial- 1ª na CPLP, 2ª em África, 31ª no Mundo, segundo o relatório divulgado em 30 de janeiro/2024, pela organização não-governamental Transparência Internacional, há que investir cada vez mais na prevenção e repressão deste fenómeno, tão nefasto para a sociedade e que mina os alicerces do Estado de Direito Democrático.
O porta-voz da Delegação da UA, após discorrer sobre a estrutura e o funcionamento da AUABC, sublinhou a importância e a mais-valia da adesão de Cabo Verde à Convenção, tendo em conta a sua avaliação no ranking africano e mundial.