Em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade, visando assegurar a prestação de esclarecimento público e o dever de informação, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:
- No âmbito dos autos de instrução registados na Procuradoria da República da Comarca de Sao Vicente, o Ministério Público promoveu a emissão de mandados de buscas domiciliárias à diversas residências nas localidades de Ribeirinha e Campinho, na sequência das quais foram apreendidos produtos estupefacientes, quantias em dinheiro, viaturas, motociclos entre outros.
- Nessa sequência, foram detidas 08 (oito) pessoas em flagrante delito e 1 (uma) fora de flagrante delito.
- Em causa estão factos suscetíveis de integrar, por ora, a prática dos crimes de tráfico de droga de alto risco, lavagem de capitais e associacao criminosa, todos previstos e punidos pela legislação penal cabo-verdiana.
- A competência de instrução dos mencionados autos encontra-se delegada na Polícia Judiciária, sendo que para a realização das diligências o Ministério Público contou com a coadjuvação da Policia Judiciária da Polícia Nacional e das Forcas Armadas de Cabo Verde.
- Submetidos os arguidos detidos ao primeiro interrogatório judicial, foram-lhes aplicadas as seguintes medidas de coação:
A – Prisão Preventiva a quatro (04) arguidos.
B - Interdição de saída do país, e apresentação periódica ás autoridades a quatro (04) arguidos.
VI. Os referidos processos que continuam em, permanecem em segredo de justiça.
Praia, 12 de junho de 2024
A Procuradoria-Geral da República