Conclusão do Processo de Extradição de Quatro Cidadãos de Nacionalidade Espanhola

Na sequência do comunicado publicado no dia 13 de dezembro de 2023, dando conta da detenção, na cidade da Praia, para efeito de extradição, de quatro (04) cidadãos de sexo masculino, de nacionalidade espanhola, e em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade, visando assegurar a prestação de esclarecimento público e o dever de informação, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:

  1. No âmbito da tramitação dos pedidos formulados pela Espanha, o Tribunal da Relação de Sotavento determinou, no passado dia 7 de fevereiro de 2024, a extradição dos referidos cidadãos para a Estado requerente, onde se encontram indiciados da prática de factos suscetíveis de integrarem os crimes de atentado contra a saúde pública e pertença a organização, tráfico de droga de alto risco e crime de associação criminosa.
  2. O processo de entrega dos mesmos ao Estado requerente ficou concluída no passado dia 14 do corrente mês de marco, no aeroporto internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia, de onde seguiram viagem tendo como destino final a Espanha.
  3. Ficam assim concluídos mais 4 (quatro) processos de extradição que o país recebeu, cumprindo assim com as obrigações internacionalmente assumidas, no âmbito do combate à criminalidade organizada transnacional.

Praia, 15 de marco de 2024

A Procuradoria-Geral da República