São Filipe: Prisão Preventiva para Individuo Suspeito da Prática dos Crimes de Violência Baseada no Género e Coação

Em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade, visando assegurar a prestação de esclarecimento público e o dever de informação, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:

  1. No âmbito da investigação de um (01) auto de instrução, registado na Procuradoria da República da Comarca de São Filipe, o Ministério Público ordenou a detenção, fora de flagrante delito, de um (1) indivíduo do sexo masculino de 46 anos de idade, natural da ilha do Fogo.
  2. Em causa estão factos suscetíveis de integrarem, por ora, a prática de três (03) crimes de violência baseada no género na forma agravada e um (01) crime de coação, todos previstos e punidos pela legislação penal cabo-verdiana.
  3. Efetivada a detenção em coadjuvação com a Policia Nacional e submetido ao primeiro interrogatório judicial, em conformidade com o requerimento do Ministério Público, foi aplicado ao arguido a medida de coação prisão preventiva.
  4. O referido suspeito já tinha sido detido no dia 30 de maio de 2023 tendo sido aplicado as medidas de proibição de contacto com ofendida e apresentação periódica as autoridades, entretanto, o mesmo violou as medidas aplicadas anteriormente tendo praticado ainda outros crimes.
  5. O processo que continua em investigação, permanece em segredo de justiça.

Praia, 15 de junho de 2023

A Procuradoria-Geral da República