Em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade, visando assegurar a prestação de esclarecimentos públicos e o dever de informação, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:
- No âmbito da investigação de um (01) auto de instrução, registado na Procuradoria da República da Comarca do Porto Novo, o Ministério Público ordenou, a detenção, fora de flagrante delito, de um indivíduo do sexo masculino de 29 anos de idade, natural da ilha de São Vicente, músico de profissão.
- Em causa estão factos suscetíveis de integrarem, por ora, a prática de um crime roubo agravado e um crime de armas, previstos e punidos pela legislação penal cabo-verdiana.
- Os referidos crimes aconteceram, num minimercado na localidade de Abufadouro, onde o arguido com recurso a uma arma de fogo e ameaças, coagiu uma funcionária da caixa a entregar-lhe a quantia de cinquenta mil, duzentos e quarenta e sete escudos (50.247$00).
- Efetivada a detenção, em coadjuvação com a Polícia Nacional, e submetido ao primeiro interrogatório judicial de detido, em conformidade com o requerimento do Ministério Público, foi aplicada ao arguido 𝙥𝙧𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙥𝙧𝙚𝙫𝙚𝙣𝙩𝙞𝙫𝙖.
- O referido processo, que continua em investigação, permanece em segredo de justiça.
Praia, 31 de maio de 2023
A Procuradoria-Geral da República