São Nicolau: Ministério Público Ordena Detenção de Cinco (05) Menores Suspeitos da Prática de Vários Crimes de Furto Qualificado

No âmbito da investigação de um (1) auto de inquérito tutelar, registado na Procuradoria da República da Comarca de São Nicolau, o Ministério Público promoveu perante o Tribunal a detenção, fora de flagrante delito, de cinco (05) menores do sexo masculino, de nacionalidade cabo-verdiana, com idade compreendida entre os 13 e os 15 anos de idade.

  1. Em causa estão factos suscetíveis de integrarem, por ora, a prática de pelos menos (6) seis factos qualificados pela lei como crime de furto qualificado.
  2. Os menores efetuaram nas últimas semanas furtos em estabelecimentos comerciais no concelho de Tarrafal de São Nicolau, sendo que a maioria deles passava grande parte do dia e da noite na rua, inclusive um deles estava a viver na rua apesar de ter mãe a residir no concelho.
  3. Efetivadas as detenções e submetidos ao primeiro interrogatório judicial, em conformidade com o requerimento do Ministério Público, foram aplicados aos dois menores de 14 anos a medida cautelar de guarda no centro socioeducativo, ao menor de 13 anos a medida de cautelar de guarda numa instituição publica ou privada (centro juvenil que já tinha manifestado intenção de ficar com ele), a um dos menores de 15 anos a medida cautelar de entrega aos pais, com imposição de obrigações. Em relação ao outro menor de 15 anos, foi determinado apenas entrega aos pais.
  4. Os referidos processos que continuam em investigação, permanecem em segredo de justiça.

Praia, 30 de maio de 2023

A Procuradoria-Geral da República