Com o objetivo de reforçar a cooperação existente entre a Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde e a Polícia Nacional dos Países Baixos (Unidade de Roterdão), o Procurador-Geral da República, Dr. Luís Landim, acompanhado das magistradas, Dra. Dulcelina Lubrano e Dra. Elisa Mendes, manteve, esta terça-feira um encontro de trabalho com uma importante Delegação da Polícia dos Países Baixos, Unidade de Roterdão que se encontra em missão de serviço em Cabo Verde. A referida Delegação esteve acompanhada da Coordenadora Sénior do Programa do ONUDC em Cabo Verde, Dra. Cristina Andrade.
O encontro de trabalho enquadra-se numa estratégia do fomento internacional entre a Polícia dos Países Baixos (Unidade de Roterdão) e Cabo Verde no horizonte 2023-2027, sendo certo que a relação de cooperação com as autoridades policiais e judiciais de Cabo Verde existe há muitos anos.
Esta relação de cooperação baseia-se, entre outras coisas, na necessidade operacional de reforçar a investigação, obter mais informações sobre os efeitos minadores do contrabando intercontinental de drogas, criminalidade (conexa) e ligação com a comunidade cabo-verdiana, que está principalmente sediada em Roterdão.
Porém, é altura para dar um “novo folego” nessa cooperação sobretudo no que tange a formação e capacitação de magistrados e dos Órgãos de Policia Criminal em diversas áreas de atuação.
Neste sentido, no período 2023-2027, a cooperação entre a Polícia Nacional dos Países Baixos (Unidade de Roterdão) e as autoridades de Cabo Verde será Neste sentido, no período 2023-2027, a cooperação entre a Polícia Nacional dos Países Baixos (Unidade de Roterdão) e as autoridades de Cabo Verde será prosseguida e a implementação centrar-se-á no desenvolvimento de uma série de atividades componentes que serão coordenadas com parceiros em Cabo Verde, nomeadamente a Procuradoria-Geral da República, Polícia Judiciária, Polícia Nacional e a UNODC.