Praia: Ministério Público Ordena Detenção de Três Arguidos Indiciados da Prática do Crime de Violência Baseada no Género na Forma Agravada

Em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade, visando assegurar a prestação de esclarecimento público e o dever de informação, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:

  1. No âmbito da investigação de três (03) autos de instrução, registados na Procuradoria da República da Comarca da Praia, o Ministério Público ordenou a detenção, fora de flagrante delito, de três (03) indivíduo, todos do sexo masculino, todos de nacionalidade cabo-verdiana, com idades compreendidas entre os 25 e os 41 anos.
  2. Em causa estão factos suscetíveis de integrarem, por ora, o crime violência baseada no género, previsto e punido pela legislação penal cabo-verdiana.
  3. Efetivadas as detenções, submetidos ao primeiro interrogatório judicial e em conformidade com o requerimento do Ministério Público, foram aplicadas aos arguidos as seguintes medidas de coação:

A- Ao arguido de 25 anos de idade, técnico de vendas, indiciado da prática de três (3) violência baseada no género - agravado, foram aplicadas as medidas de proibição de contacto e aproximação da vítima e apresentação periódicas às autoridades.

B- Ao arguido de 40 anos de idade, pedreiro de profissão, indiciado da prática de um (1) Crime de violência baseada no género - agravado, foram aplicadas as medidas de proibição de permanência na casa de morada de família, proibição de contacto e aproximação da vítima e apresentação periódicas às autoridades.

C- Ao arguido de 41 anos de idade, pintor de profissão, indiciado da prática de um (1) Crime de violência baseada no género - agravado, foram aplicadas as medidas de proibição de contacto e aproximação da vítima e apresentação periódicas às autoridades.

      IV. Os referidos processos, que continuam em investigação, permanecem em segredo de justiça.

 

Praia, 18 de janeiro de 2023

A Procuradoria-Geral da República

DOWNLOAD VERSÃO PDF