Praia: Ministério Público Ordena Detenção de Arguido de 84 anos de idade Suspeito da Prática de Nove (09) Crimes de Abusos Sexual de Crianças

Em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade, visando assegurar a prestação de esclarecimento público e o dever de informação, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:

  1. No âmbito da investigação de um (1) auto de instrução, registado na Procuradoria da República da Comarca da Praia, o Ministério Público ordenou a detenção, fora de flagrante delito, de um (01) indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade cabo-verdiana, de oitenta e quatro (84) anos de idade.
  2. Em causa estão factos suscetíveis de integrarem, por ora, a pratica de nove (9) crimes de Abuso Sexual de Crianças, previstos e punidos pela legislação penal cabo-verdiana.
  3. Os factos ocorreram entre 2019 e 2022, sendo que a vitima é uma adolescente de 13 anos de idade, neta do arguido.
  4. Efetivada a detenção, submetido ao primeiro interrogatório judicial e em conformidade com o requerimento do Ministério Público, foram aplicados ao arguido as medidas de coação de proibição de permanência na casa de morada de família, proibição de contacto e aproximação da vítima e apresentação periódica às autoridades.
  5. O referido processo, que continua em investigação, permanece em segredo de justiça.

 

Praia, 26 de outubro de 2022

A Procuradoria-Geral da República

 

DOWNLOAD VERSÃO PDF