Nos dias 10, 11 de março de 2022, a Procuradoria-Geral da República, em parceria com a UNICEF, realiza uma formação intitulada “Técnicas de Audição de Crianças e Perícias Médico-Legais realizadas em Cabo Verde”, destinada aos Magistrados, Agentes da Polícia Nacional, Agentes da Polícia Judiciária, Psicólogos, bem como Delegados de Saúde.
A formação visa promover conhecimentos sobre os procedimentos na realização das perícias médico-legais no âmbito da patologia forense e da clínica forense e desenvolver competências para o melhor desempenho das suas funções.
A medicina legal é uma especialidade médica e jurídica que através de conhecimentos técnico-científicos de medicina é utilizada para o esclarecimento de factos da justiça. É uma área abrangente que, para além de dedicar na resolução de casos envolvendo mortos, também engloba casos de avaliação de pessoa viva, desde casos de agressão física e de abuso sexual.
Durante os dois dias, os participantes debaterão diversos temas relacionados com as técnicas de entrevista a crianças e jovens, tanatologia forense (autópsia, fenómenos cadavéricos, asfixias mecânicas, exame de sanidade, exame sexual, morte por arma branca e arma de fogo), clínica forense, etc.
A abertura do evento acontece, amanhã, a partir das 8:30 horas no Hotel Trópico, na Prainha, e contará com a honrosa presença de Sua Excelência a Ministra da Justiça – Dra. Joana Gomes Rosa Amado.