Três indivíduos detidos na Cidade da Praia por Detenção Ilegal de Arma de Fogo, Arma Branca, Detenção de Droga para Consumo e Ameaça de Morte

Em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade, visando assegurar a prestação de esclarecimento público e o dever de informação, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:

  1. Na sequência de quatro denúncias apresentadas por quatro cidadãos, contra onze indivíduos identificados, do sexo masculino, residentes no bairro de São Pedro, na Cidade da Praia, imputando-lhes factos suscetíveis de integrarem a prática dos crimes de ameaça de morte, ofensa simples à integridade, dano, quadrilha ou bando, detenção de droga para consumo e detenção ilegal de arma de fogo, detenção de arma branca e detenção de munições, o Ministério Público ordenou a abertura de instrução, no âmbito da qual realizou várias diligências de investigação, entre as quais pedido de buscas e recolha e junção de provas documentais.
  2. Reforçados os indícios constantes das mencionadas denúncias, o Ministério Público promoveu a emissão de mandados de buscas domiciliárias nas residências dos denunciados, que foi prontamente autorizada pelo juiz competente.
  3. Durante as referidas buscas, em coadjuvação com a Polícia Nacional, foram apreendidas cinco armas de fogo, de diversos calibres, várias munições, quatro armas branca, alguma quantidade de canábis, bem como vários outros objetos, na residência de três dos denunciados.
  4. Nessa sequência, ordenou-se a detenção em flagrante delito de três dos denunciados.
  5. Os três detidos já foram apresentados ao Tribunal Judicial da Comarca da Praia para primeiro interrogatório judicial de arguidos detidos e foram aplicados como medida de coação prisão preventiva.
  6. O Ministério Público, na sua atuação, está vinculado, designadamente, aos princípios da legalidade, objetividade e imparcialidade, sendo que todos estão sujeitos à lei.

                   

A Procuradoria-Geral da Republica

12 de dezembro de 2021

DOWNLOAD PDF