Praia: Quatro Cidadãos de Nacionalidade Espanhola Detidos Para efeitos de Extradição

Em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade, visando assegurar a prestação de esclarecimento público e o dever de informação, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:

  1. Em cumprimento de Notícias Vermelhas da INTERPOL, no dia 8 de dezembro de 2023 foram detidos, na cidade da Praia, quatro indivíduos do sexo masculino, todos de nacionalidade espanhola, com vista à extradição, indiciados da prática dos crimes de atentado contra a saúde pública e pertença a organização, tráfico de droga de alto risco e crime de associação criminosa.
  2. Presentes ao Tribunal da Relação de Sotavento para audição pessoal, nos termos da Lei Interna da Cooperação Judiciária Internacional em matéria penal de Cabo Verde, as detenções efetuadas foram confirmadas, aguardando assim os referidos cidadãos os ulteriores termos do processo em regime de detenção provisória.
  3. O processo de extradição comporta uma fase administrativa – com intervenção do membro de Governo responsável pela área da Justiça – e uma fase judicial – que se inicia após a decisão favorável do pedido de extradição pelo mencionado governante.

Praia, 12 de dezembro de 2023

A Procuradoria-Geral da República