Dra. Kylly Fernandes toma posse como Presidente da Associação Sindical dos Magistrados do Ministério Público de Cabo Verde (ASSIMP)

Dra. KyllyDra. Kylly Fernandes, Magistrada do Ministério Público, tomou posse no dia 31 de dezembro de 2019 como a Primeira Presidente da Associação Sindical dos Magistrados do Ministério Público de Cabo Verde, designada de ASSIMP.

No discurso de tomada de posse, a Presidente da ASSIMP salientou que é com profundo orgulho e sentimento de responsabilidade que “assumimos as funções em que ora somos investidos”.

De entre as várias empreitadas traçadas pela Dra. Kylly Fernandes durante o seu mandato, estão a melhoria das condições de trabalho dos Magistrados do Ministério Público que se consubstancia no reforço do número de Magistrados; o reforço da motivação e do brio profissional, de modo “que o trabalho realizado não se resuma, nos crimes contra o património por exemplo, a processos urgentes, devido aos quase 30.000 processos pendentes”.

Serão ainda prioridades para a Presidente da ASSIMP, o reforço dos direitos e garantias compatíveis com o exercício da profissão de Magistrados do Ministério Público, bem como a aposta na formação em língua estrangeira e na especialização dos Magistrados do Ministério Público.

“Acreditamos que a sociedade merece um Ministério Público mais forte para defender os trabalhadores, os menores, os cidadãos, mas também altamente especializado na investigação criminal, cada vez mais complexa”, realçou.

O estabelecimento de protocolos para prestação de serviço na área de saúde com organismos, nacional e estrangeiro para os associados; a negociação com instituições de créditos para atribuição de condições mais vantajosas para os associados; O estabelecimento de protocolos com congéneres para reforço da cooperação institucional, são também batalhas que estarão em cima da mesa durante o mandato da Dra. Kylly Fernandes.

Por seu turno, Dra. Dulcelina Rocha, representante da comissão instaladora, afirmou que se trata de um sonho há muito almejado e que agora está-se a realizar.

“Deus quis e os homens e mulheres do Ministério Público sonharam, sonharam alto e irrigaram esse sonho com determinação e trabalho, para que hoje assinalássemos o nascer da obra”, disse.

Afirmou ainda que esta data, 31 de dezembro de 2019, será um marco para a história do Ministério Público Cabo-verdiano como sendo o último dia do último ano em que “o nosso Ministério Público teve vozes”.

Recorde-se que numa lista única, submetida ao escrutínio dos quarenta e cinco (45) Magistrados inscritos no caderno eleitoral, quarenta (40) foram às urnas, numa eleição decorrida no dia 20 de dezembro de 2019, tendo trinta e sete (37) votos a favor da candidatura apresentada pela Dra. Kylly Fernandes, dois (2) votos em branco e um (1) voto contra. Dos quarenta e cinco (45) eleitores inscritos, cinco (5) não foram às urnas.

É de salientar que os Magistrados votaram de duas formas:  por correspondência e presencial.

A Procuradoria-Geral da República deseja aos representes dos órgãos eleitos sucessos nesta nova missão em prol da defesa e promoção dos Direitos dos Magistrados do Ministério Público.

 

Composição dos Orgãos Sociais

Dra. Kylly Samháa Almada Fernandes – Direção (Presidente)

Dra. Mara Sanira Teixeira Gomes – Direção (Vice-Presidente)

Dr. Helton José Barros – Direção (Secretário Geral)

Dra. Mara Miranda Resende Dantas dos Reis – Assembleia Geral (Presidente)

Dra. Raquel Monteiro Fernandes – Assembleia Geral (1ª Secretária)

Dr. Ary José Alves Varela – Assembleia Geral (2º Secretário)

Dra. Inisabel de Barros Marques – Conselho Fiscal (Presidente)

Dra. Vera Lúcia de Jesus Andrade Nogueira – Conselho Fiscal (Vogal 1ª)

Dra. Maria Onilda Monteiro Silva Santos – Conselho Fiscal (Vogal 2ª)

Dra. Isolina Solange da Costa Mendes Teixeira Almeida –Direção (Suplente)

Dr. Mário Sany Ferreira Rocha – Assembleia Geral (Suplente)

Dra. Nereida Simone do Rosário da Luz – Conselho Fiscal (Suplente)

 

Veja aqui as fotos da tomada de posse