Combate à criminalidade organizada é dos «maiores desafios», diz o PGR cabo-verdiano

O Procurador-Geral da República de Cabo Verde, Óscar Tavares, considerou, esta segunda-feira, na abertura do XIII encontro dos procuradores-gerais da oscartavaresComunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que o combate à criminalidade organizada é dos «maiores desafios» do arquipélago, que está situado numa região de trânsito, onde a criminalidade interna continua a aumentar. 

O fórum, que decorre até quarta-feira, na cidade da Praia, tem por objectivo analisar e trocar experiências de boas práticas no espaço da CPLP entre os ministérios públicos, com vista ao fortalecimento das relações instituições e da cooperação jurídica internacional entre os países membros.

Serão ainda debatidas outras áreas como o Ministério Público na jurisdição de família e menores e o Ministério Público na defesa dos interesses colectivos, entre outros.

Durante a XIII reunião dos procuradores-gerais da CPLP serão assinados protolocos de cooperação entre as procuradorias, nomeadamente entre Cabo Verde e Timor-Leste, São Tome e Príncipe e Brasil, entre outros.